DestaquesNotíciasSocial

Léo Moraes lidera intenções de voto para Governo de Rondônia

A 2ª. pesquisa estimulada de intenção de votos para o Governo de Rondônia publicada hoje pelo Instituto Phoenix mostra a manutenção da liderança do deputado federal Léo Moraes (PODE) com 35,20%, mantendo o ritmo de crescimento já verificada na sondagem realizada e publicada em abril de 2021.

A pesquisa traz ainda os nomes do ex-deputado estadual Maurão de Carvalho (MDB), em segundo com 22,3%, o ex-senador Ivo Cassol (PP) com 14,8% e o professor Ramon Cujuí (PT), assumindo surpreedentemente a quarta colocação com 7,9%.

Os outros quatro nomes restantes são: o senador Marcos Rogério (DEM) com 6,3%, o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) com 5,7%, o governador Marcos Rocha (PSL) com 5% e o empresário Jaime Bagatolli (PRTB) com 2,2%.

Os percentuais acima referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta o voto dos indecisos.

Na tabela abaixo, confira o percentual obtido por cada pré-candidato estimulado pela pesquisa, com IVD e com a contagem dos votos dos indecisos. 

COMPARATIVO

Uma comparação com a primeira pesquisa estimulada divulgada há 3 meses, a sondagem divulgada hoje demonstra mudanças consideráveis na preferência do eleitorado, muito influenciado pela mídia e da guerra particula travada entre a oposição e a situação no alto escalão da República.

Na pesquisa de abril de 2021, Léo Moraes estava com IVD 32,6% (que subiu para 35,20%); Na segunda colocação estava o ex-governador Ivo Cassol com 22,7% (que hoje está co m 14,8%); Maurão de Carvalho estava em terceiro lugar com 17,3% (e agora com 22,3%); a quarta colocação era de Marcos Rogério (7,8%) mas que hoje está com 6,3%, perdendo o lugar para o candidato do PT, Ramon Cujuí que era apenas o sétimo da pesquisa com 4,5% das intenções de voto.

Naquela pesquisa, Edgar do Boi (PSDC) era o quinto colocado com 5,6%; Marcos Rocha era o sexto colocado com 4,9% e agora caiu para sétimo; O oitavo da pesquisa havia sido o deputado estadual Jair Montes (Avante), posição que agora é ocupada pelo empresário Jaime Bagatolli, de Vilhena.

Na tabela abaixo, você confere como foi o resultado da 1ª. pesquisa para o Governo de Rondônia, publicada em abril de 2021. Faça o comparativo.

DADOS DA PESQUISA:

Pesquisa realizada com 671 eleitores entre os dias 5 e 8 de julho de 2021. Possui margem de erro de + ou – 3%, intervalo de confiança de 96%. Contratada pelo jornal Correio Continental e assinada pelo estaístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).

 

Fonte: ASSESSORIA
Publicada em 13 de julho de 2021 às 18:43

Comment here