DestaquesSaúde

Homem usa prego para tirar pipoca do dente e leva bactéria até o coração

Ele precisou passar por uma cirurgia de peito aberto para resolver o problema.

Um simples ato de tirar um milho de pipoca do dente quase custou a vida de um homem. Com o alimento preso durante três dias, o bombeiro britânico Adam Martin, de 41 anos, tentou se livrar do incômodo com um prego, uma tampa de caneta e um fio de metal. As várias tentativas e o uso de metal o fizeram desenvolver uma inflamação na gengiva, o que causou uma infecção que levou uma bactéria até o coração.

A infecção, chamada endocardite, atinge o endocárdio — camada mais interna do coração, que está em contato direto com o sangue interno — e causa um inchaço no órgão, criando sérios problemas. Adam teve sintomas como suores noturnos, fadiga, dores de cabeça e uma espécie de murmúrio no coração.

Se queixando desses sintomas, o bombeiro procurou um hospital, mas voltou para casa sem diagnóstico fechado. Quando apareceu uma bolha de sangue em um dos dedos dos pés — um sintoma da endocardite — e ele começou a sentir muitas dores nas pernas é que o caso foi solucionado.

Adam precisou ser submetido a uma cirurgia de peito aberto, porque a infecção atingiu as válvulas do coração dele. Ele precisou também ser submetido a uma operação para remover um coágulo infectado de uma das pernas.

“Nunca mais vou comer pipoca na vida, com certeza. Eu não estava longe das ‘portas da morte’ e sou muito sortudo por ter sobrevivido. Devia ter apenas ido ao dentista. Não quero que ninguém passe pelo que eu passei”, afirmou Adam.

Comment here